segunda-feira, 27 de junho de 2011

Renato Moreno: o compositor das bandas de forró



Arquivo pessoal
Ele é considerado atualmente o compositor preferido das bandas de forró
Ele é considerado atualmente o compositor preferido das bandas de forró


Ele é considerado atualmente o compositor preferido das bandas de forró. Nascido no Rio de Janeiro, Renato Moreno já contabiliza mais de 600 canções gravadas. Sua carreira começou há 13 anos ao fazer funk para o Dj Marlboro, mas foi com o forró que o compositor se encontrou.

Seu primeiro sucesso, Mauricinho, arrebatou multidões para os shows da banda Saborear. Nessa entrevista especial para o Forró Eletrizante, ele revela qual sua composição preferida de onde vem tanta inspiração.
Confira!

Forró Eletrizante - Quando começou a compor?

Renato Moreno - Há 13 anos quando comecei fazer funk para o DJ Marlboro. Logo em seguida fiz meu primeiro sucesso no forró, com SABOREAR (Mauricinho).

Forró Eletrizante - Quantas músicas já fez e de onde vem tanta inspiração?

Renato Moreno - Hoje devo ter mais de 1.000 músicas feitas e mais de 600 gravadas. A inspiração vem do dia a dia, e de temas bem atuais, na maioria para as mulheres.

Forró Eletrizante - Já enfrentou problemas com arrecadação de direitos autorais?

Renato Moreno - Com certeza sempre tem. Músicas com títulos errados que ficam retidas e também direitos que deixam de ser arrecadados, mais estou feliz com o resultado.

Forró Eletrizante - De todas as suas composições, qual marcou sua carreira?

Renato Moreno - Tenho algumas, entre elas Obsessão com Forró Sacode, Só quero ficar com Forró na Veia e outras marcantes como, O céu é o limite, Mauricinho, Louca e as mais atuais Forró Eletrizante - Quais bandas ou artistas já gravaram seus sucessos?

Renato Moreno - Hoje tenho gravado com bandas e artistas nacionais como: Maria Cecília e Rodolfo, Fernando e Sorocaba, Amanda, Aviões do Forró, Garota Safada, Calcinha Preta, Solteirões, Forró do Muido, Plays, Cavaleiros, Saia Rodada, entre outras.

Forró Eletrizante - Como é figurar entre os maiores compositores arrecadares do país?

Renato Moreno - Com certeza um orgulho, ainda mais que nessa lista só tinha 3 compositores representando o forró, como Dorgival Dantas, Marquinhos Maraial e Edu lupa. Estar no meio de Roberto Carlos, Vitor Chaves, pra mim foi uma honra e pretendo está sempre por lá.

Forró Eletrizante - Onde nasceu e o que fazia antes de entrar na música?

Renato Moreno - Sou carioca filho de músico. Sempre trabalhei no meio da música em loja de discos.Tive minha própria loja depois, foi quando comecei de uma brincadeira compor para dois amigos Mcs Jr & Leonardo contratados pela SONY MUSIC na época e o DJ Marlboro. Pra quem não lembra, são esses os Mcs da música do filme Tropa de Elite (Rap das Armas).

Forró Eletrizante – Obrigado Renato Moreno pela disponibilidade em nos atender.

Renato Moreno - Obrigado a todos do site Dicumforça. É um prazer participar com vocês dessa entrevista, já que sou um admirador do site e ligado sempre em todas as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário